PARCERIA

PARCERIA

TOCANTINÓPOLIS: Centro de Atenção Psicossocial é ampliado e reformado

TOCANTINÓPOLIS: Centro de Atenção Psicossocial é ampliado e reformado


Com cerca de 363 metros quadrados de área, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Tocantinópolis está totalmente repaginado. O espaço, que além de reformado também foi ampliado em aproximadamente 103 metros quadrados, foi entregue à população na manhã desta quarta-feira (30), pelo prefeito Paulo Gomes, em cerimônia realizada na presença de várias autoridades.
A obra contempla a construção de um galpão em concreto armado com estrutura e cobertura metálica em arco; cobertura e caçadas de acesso ao prédio; rampas de acessibilidade; almoxarifado; reforma em banheiros adaptados; pintura e instalação elétrica de todo o prédio do Caps.
Com o investimento, a partir de agora, o município passa a oferecer um espaço amplo e moderno com estrutura adequada para o tratamento de pessoas com transtornos metais ou com problemas relacionados à dependência química e suas comorbidades.
Abrindo a cerimônia de inauguração, usuários do Caps promoveram apresentação de encerrando ao “Janeiro Branco”, onde na ocasião, enceram peça teatral em referência às primeiras clínicas instaladas no Brasil. Na sequência, a psicóloga Lilian Costa ministrou palestra com o tema: “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a qual fazia menção à campanha do “Janeiro Branco”.
“É uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidencia no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. Como estamos iniciando mais um ciclo, a proposta é fazer o novo ano existir de verdade, voltar o olhar para si mesmo, para suas crenças e para o que está fazendo”, informou a psicóloga, Lilian Costa.
Finalizando as apresentações, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) integrada por profissionais de Educação Física, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo e Farmacêutico realizaram dinâmicas objetivando o estimulo à praticidade de atividades físicas.
Jair Aguiar, secretário de Saúde, destacou que o município vive uma nova fase no âmbito da saúde pública. “Agradeço a todos os servidores que estão sempre cuidando da saúde das pessoas. Hoje é muito bom ver as UBS, os Postos de Saúde, a Atenção Básica em plena integração com o Caps, com UPA e o Hospital. É uma conquista muito grande e valorosa. Não existe mais desentendimentos ou disputa. Agora somos uma rede de saúde pública integrada. Isso era é um de nossos sonhos e hoje nós conseguimos ter uma integração entre todos os setores da saúde”, pontuou.
Jair agradeceu ao prefeito pela melhoria concedida ao prédio do Caps, frisando que o usuário não é uma pessoa alheia ao sistema de saúde e que todos estão integrados no matriciamento entre as diversas esferas de saúde do município. “Esta obra era um anseio de todos e hoje estamos concretizando este sonho. Estamos vendo a construção deste galpão, porém, mais importante do que a estrutura física, do que a construção de um prédio é a construção de um bom atendimento, do amor, da união, da humildade na saúde pública do nosso município que hoje é referência em todo o Estado”, disse o secretário.
Antônia Pereira, coordenadora do Caps, classificou a conclusão da obra como uma conquista. “Pensando no bem-estar dos nossos usuários, bem como daqueles que procuram pelos nossos serviços, vimos da necessidade da ampliação do Caps, pois este já não comportava mais a quantidade e demanda devido ao aumento do número de usuários atendidos pela instituição, os quais sofrem com sofrimento mental ou mesmo algum problema relacionado às drogas”, constatou.
A coordenadora acrescentou ainda que Centro de Atenção Psicossocial conta com uma equipe de multiprofissionais preparados e capacitados para atender bem e com qualidade a todos os usuários. “Antes as clínicas tinham uma rotina totalmente diferente. Atualmente, o Caps tem uma nova forma de atendimento humanizado onde conta com profissionais capacitados para atender bem a seus usuários. Aqui, todos são bem acolhidos e com a execução da reforma, isso só vem a melhorar os atendimentos. É visível a evolução da nossa cidade em todos os aspectos, e essa obra acompanha o que já tem sido feito. Só tenho que dar os parabéns”, concluiu Antônia Pereira. (Dirceu Leno)
TOCANTINÓPOLIS: Centro de Atenção Psicossocial é ampliado e reformado TOCANTINÓPOLIS: Centro de Atenção Psicossocial é ampliado e reformado Reviewed by Francisco CHAGAS BORGES DA SILVA on sexta-feira, fevereiro 01, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

RELOGIO

Tecnologia do Blogger.